Hospital Ipiranga Mogi é certificado com selo de excelência da ONA

Organização Nacional de Acreditação (ONA) reconhece hospitais com índices diferenciados de gestão, qualidade e segurança do paciente

Mogi das Cruzes, SP (novembro de 2021) – O Hospital Ipiranga Mogi das Cruzes acaba de receber a certificação máxima da Organização Nacional de Acreditação (ONA), a entidade certificadora de serviços de saúde mais reconhecida do Brasil. O selo é um importante indicador de qualidade das unidades hospitalares, comprovando que o hospital oferece níveis diferenciados de segurança do paciente, além de excelência em gestão. A acreditação é válida por 3 anos.

A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente. Realizado de forma voluntária e reservada, o método de avaliação para Acreditação não tem caráter fiscalizatório e constitui, essencialmente, um programa de educação continuada das organizações prestadoras de serviços de saúde, revisto periodicamente para estimular a melhoria contínua. A metodologia ONA é a única no país que acredita em diferentes níveis, o que permite auxiliar as organizações no desenvolvimento da segurança dos processos, na gestão integrada e na maturidade institucional. Para receber o certificado a unidade precisou atender a três critérios: cumprir ou superar, em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança; cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de gestão integrada; e cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.  “Essa certificação é resultado do nosso investimento contínuo em melhoria de processos, para garantir cada vez mais qualidade nos atendimentos e na segurança para nossos pacientes e acompanhantes, promovendo melhor experiência em um momento tão sensível, que é quando se está com a saúde fragilizada”, reforça Rita de Cassia Cicareli, diretora do Hospital Ipiranga Mogi.